terça-feira, 30 de agosto de 2011

BALANÇO DA ENQUETE

Perguntamos em qual desses candidatos você votaria para Prefeito. Claro, enquete serve apenas para mobilizar os participantes, mas que tem um vencedor. Juquinha obteve um voto, Marcelo do Psol, Goretti Reis e Nininho do Doce 2, Fábio Reis 3, Prefeitinho 15, Itamar Santana 46, Júnior Ribeiro 53, Valmir Monteiro 74 e Lila Fraga 86. A próxima pesquisa trata-se de qual o vereador você gostaria que continuasse legislando. Obrigado por ter participado.

DOIS MESES BLOGANDO

     Não sabia da dimensão que iria alcançar esse blog, são dois meses com mais de 50 postagens e mais de 2600 visitas. O dia mais visitado aconteceu em 29 de agosto de 2011, quando obtivemos 220 acessos. Compreendo ser um número bastante proveitoso em se tratando de um blog apenas voltado a política. Claro que às vezes desagradando alguém, mas de qualquer forma sendo observado. Todos os comentários foram postados e sem nenhum corte, nem uma letra, mesmo alguns comentários atingindo-nos. Prova da nossa admiração pelos leitores sem nos importar com quem quer que seja. Como é bom dividir espaços e ter a certeza do respeito as opiniões adversas. Obrigado a todos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

QUEM FOI QUEM?

    Estava por acaso conversando com uma amiga e de repente o ex-vereado Raimundo Vieira, lamentava não ter sido convidado a participar da administração de Valmir Monteiro. Falou que acha estranho chegar nos setores públicos do município e encontrar parentes de Manoel da Lagartense, Washington da Mariquita e Xexeu. Ainda lembrou que era zombado pelos seus vizinhos quando na campanha eleitoral. Não sei o que rolou de fato, mas há indícios em que em suas andanças o então candidato a vereador, pedia votos para ele, porém dizia que para prefeito se poderia votar em qualquer um. Mesmo boato aconteceu com referência a Enilton do Treze que não acreditava na vitória de Valmir. Sabemos que isso aconteceu com alguns candidatos, tanto de um lado, como de outro. Não quero dizer com isso que os nomes citados praticaram esses atos. Boatos são boatos, muito embora Valmir, Lila e Luíza Ribeiro sabem que era comum os comentários de candidatos a vereador fazerem isso. Há de convir que a prefeitura não tem como empregar tanta gente a não ser que o erário público fosse apenas para pagar a funcionários. Com isso seria uma prefeitura inútil e que não daria nem para se trocar uma lâmpada. Penso que houve falta de comunicação entre os líderes, tanto na campanha, quanto depois de eleito e derrotados. Mas quem somos para decifrar realmente esses mistérios da política lagartense? Se alguém vier a querer ser analista político em Lagarto, num breve espaço de tempo será encaminhado a um psiquiatra.

sábado, 27 de agosto de 2011

"CHUPESSENTE" EM LAGARTAURU'S

Poucos meses passados o mandatário de Lagartauru's  MIMI alardou aos quatros cantos da vila que uma grande empresa do sudeste ou  do faroeste (não tenho certeza), estaria pesquisando se haveria possibilidade de instalar um Shopping center. A oposição ao MIMI tomou um susto! "como pode um home desse, querer butar em nossa vila esse tal de "chupessente". "Isso é uma senvergonheira de quem não tem o que fazer". "vão quebrar as casas noturnas de lazer". Depois de alguns dias o mandatário MIMI se pronuncia: "os empresários sentem dificuldades  no local, penso em viabilizar o parque de exposições, já que podemos o transferir para outro local, mesmo porque é um lugar que só funciona uma semana a cada ano". A oposição não se intimidou: "que mandatário sonhador, quer acabar com o desfile das vaquinhas para criar um bordel, um tal de chupessente". Passados alguns dias e os empresários do faroeste, bêbados de tantas babaquices e "tabaroices" foram para a vila de ITABACANAS e se deram bem. As duas principais "rádias" de Lagartauru's, foram ao dicionário inglês e não encontraram o que significava o tal de "chupessentes". Mas ouvindo-os locutores de ITABACANAS, descobriram que não é "chupessentes" e sim, shopping center. O ex mandatário CABOGE, disse a idéia do MIMI é boa, mas vamos dizer que não presta. O outro ex mandatário GUEGUÉ DO ARROCHA, não disse nada, ficou a meditar... Mas a família IMPERIAL sem coroa e CABOGE continuaram a ladainha: "LAGARTAURU'S não comporta um shopping, vai ser lugar para passeio dos ricos, vai quebrar os donos dos botecos, aqui tinha um cinema e faliu. Mas o GUEGUÉ DO ARROCHA, pensou e convocou seus conselheiros. E depois da pesquisas com intelectuais, descobriu que shopping é um local com um monte de lojas dentro, mas descobriu ainda que dono de shopping ganha bastante dinheiro. GUEGUÉ falou em bom tom: "quero um desses pra eu", manda fazer. depois desse grito de independência as opiniões de pessoas "intelectuais, esclarecidas e independentes politicamente" mudaram da água pro vinho. As "rádias" de LAGARTAURU'S já afirmam: "shopping center trará grandes benefícios pra vila, emprego, desenvolvimento e diversão". " um shopping é a coisa mais linda do mundo". "GUEGUÉ é um homem de visão". Para quem não vive o cotidiano de LAGARTAURU'S pode achar até brincadeira, mas é um fato real da mediocridade e hipocrisia de alguns coronéis da política e muito de seus seguidores. Se algo bom vier de um lado os olhos são vedados e encontra-se defeitos, mas se vier do outro lado, tudo se transforma. Não sei como devo classificar isso, mas sei que é bastante coragem de trazer a público tais acontecimentos. E viva LAGARTAURU'S.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O TREZE E A MUNICIPALIZAÇÃO

Os comentários a respeito da emancipação da Colônia Treze, continuam em chamas, porém entendo ser muito difícil para aquele povoado essa realização, já que para que isso aconteça haverá um plebiscito com toda a população lagartense. Pessoas do Treze, interessadas ao acontecimento mapearam o suposto novo município, contendo grandes povoados de Lagarto, como o Jenipapo, Brasília, Estancinha, Mangabeira e todas as Pistas da sua região, deixando apenas para Lagarto a parte do Povoado Pé da Serra do Qui até a divisa de Simão Dias. Lagarto ficará um município pobre e sem significância eleitoral e econômico. O sentido de quem mapeou esse suposto município do Treze não só quer criar um novo, mas pensou em diminuir com ênfase nossa Lagarto. Mas tudo isso faz parte da ambição humana, muito embora essa estratégia pode dar errado, pois os moradores pode até concordar na municipalização daquela comunidade, mas não irão votar a favor quando se trata da grande perda. E tem mais, moradores do Jenipapo e Brasília jamais serão a favor de pertencerem ao Treze. Esse pessoal deve pensar e rever essa questão de mapeamento. Pensar grande é comum, mas querer nascer já grande é precoce. Deve-se pensar também nos tributos em que os governos isentam aos moradores da zona rural, dos benefícios bancários. Tudo isso pode ir embora com a municipalização. Na Zona rural a energia elétrica tem grande desconto, não há IPTU e quando nasce uma criança o governo paga uma bolada, além da aposentadoria vir mais rápido. Se fizermos uma comparação de atendimento público do povo do Treze e Riachão do Dantas, veremos que a população do treze, vive bem melhor. Não estamos contra a municipalização daquele povoado, porém não concordo que queiram levar junto tantos povoados, isso deixa claro o sentido de querer minimizar nossa Lagarto. não esqueçam que o Treze também faz parte de nossa história, pois se colaboram com o nosso desenvolvimento, também colaboramos com nossos impostos para a manutenção de um povoado promissor.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A VERDADE SOBRE O HOSPITAL REGIONAL

   Cada povo tem a saúde que merece e cada povo tem a política que merece. O Hospital Monsenhor Daltro, o Hospital Regional de Lagarto tem sofrido ao longo do tempo duras críticas por parte da população e essas críticas são atribuídas a gestão municipal, muito embora não há nenhum vínculo com a prefeitura, apenas sua direção foi uma indicação do prefeito ao governador Marcelo Déda. Mas já que as críticas caem encima da administração de Lagarto o prefeito achou por bem idealizar uma comissão composta por políticos diversos, pessoas interessadas a visitar aquela casa de saúde e verificar as suas necessidades. Com essa atitude o jogo mudou, os que criticavam agora estão prestigiando o hospital. O problema não era o atendimento e sim atingir o prefeito. Valmir precisa tomar cuidado, pois forças não ocultas querem o distanciar do governo estadual e algumas pessoas do PT se joga nesse sentido. A maioria das emissoras de rádio de Lagarto não recebe mais críticas de ouvintes referente ao Hospital Regional o que ontem "desciam a madeira". O Governador Marcelo Déda é inútil na integralização das lideranças que o apoiam em Lagarto, fato que o atrapalha imensamente, pois as propagandas de seu governo nessas emissoras são esmagadas com apresentadores e proprietários das mesmas. Entendemos que as questões políticas dos municípios são difíceis de contornar, porém não impossíveis quando se trata de um governador de diálogo. Essas "fofoquices" paroquianas e ciumeira atrapalha as questões políticas e administrativas a nível estadual. Se esses políticos estão apoiando o governo estadual, cabe a eles integralizar-se e se as suas cartilhas estão com as letras apagadas é necessário um oculista. O hospital é um sonho realizado na região, pois apagou um atendimento caótico oferecido anteriormente pelo outro. Déda, se acorde para acordar os outros, pois a paz política da cidade depende muito de sua liderança.

A MÁGICA DA POLÍTICA

TgC_mistico_62.gif (41919 bytes) As especulações são bastante em Lagartauru's, gente que precocemente cria as supostas arrumações e vive em miragem política, empurrando utopia e esquecendo de visionar o lógico. Sonhar faz bem, muito bem, porém nos cega quando deixamos a realidade se distanciar. Na política não há certezas que até os envolvidos na disputa se perdem no mistério. Assistimos capítulos em que um cidadão sobe num palanque, defendo um candidato e quando desce vai lutar para eleger outro. recentemente em Lagartauru's isso aconteceu. Esse jogo, apesar de perigoso, pode acabar com a integridade do cidadão(pouco se importa com isso) é também proveitoso. Já assistimos várias empresas de pesquisa dar uma margem respeitável a um candidato e no abrir das urnas o resultado ser contrário. Houve eleições em que no transcorrer da campanha transparece que a grande maioria do eleitorado prefere um candidato e na totalização dos votos parece que a grande maioria errou  e votou no outro. É uma mágica onde os que acham que vão sorrir podem chorar. E os que acham que vão chorar podem sorrir. Os lagartauruenses mudam de cor e inexplicavelmente parece que virou febre esse acontecimento, principalmente quando essa terra pela primeira vez criou-se uma terceira via, pode não dar certo, muito embora conseguiu eleger um deputado. E lembramos a anos passados quando o PT pregava um novo pensamento, sem as práticas coronelistas das facções "engole-engole" e "sarabundaia". Lembramos da candidatura de Gustinho Prata Libório e o saudoso Padre Almeida, grandes homens, respeitados e que deram impulso a uma libertação dos grupos dominantes. É difícil, pois as questões de interesses são absurdas e a facção "sarabundaia" detém um poderio econômico alarmante e caminha obscuramente com o "engole-engole" à fim de preservar uma história em que outrora se debatiam e se desmoralizavam com a política de xingamentos e baixarias, casos em que as questões pessoais entravam no jogo e até assassinatos foram cometidos e se negam a essa realidade. Mas, graças a Deus o que ainda persiste é a pistolagem "intelectual", pessoas que incentivam o ódio e o rancor. esquecem de agradecer ao criador a oportunidade de repassar uma política exemplar, mas que mostra a incapacidade de galgar vitórias com palavras orientadora e com  idéias. O homem público deve apresentar seu ponto de vista com relação aos problemas e não trazer mais problemas, afinal a democracia é para isso. Vamos imaginar uma política de ação por todos os lados, reivindicando, fazendo campanhas, cobrando e não apresentar uma "macacada" assistida. Já dizia o radialista Edvanildo Santana: "cada um dá o que tem" e meu amigo Valdson Diniz: "quem fala a verdade não merece castigo". 

domingo, 21 de agosto de 2011

MARIA TÁ PRENHA

Gif A lei que pune o crime de pedofilia passa longe por aqueles que engravidam meninas pré adolescentes e adolescentes. É absurdo o números de mulheres menores de idade com gravidez precoce. Mas não sabemos a quem atribuir os danos psicológicos e sociais a essas meninas. Entendo que tudo tem haver com a falta de educação dos pais e a libertinagem imposta por grande número da imprensa brasileira que ao invés de orientar faz apologia as práticas sexuais sem ao menos ter a responsabilidade nos horários em que apresenta cenas exóticas por meio de novelas, filmes e programas. A questão cultural nos cega, pois achamos normal uma mulher e um homem atracados nas esquinas e becos, mesmo sendo parentes nossos, achamos normal, muito embora os danos vêm depois. A qualidade das músicas também influi largamente, caso a ser debatido pela sociedade atual. Hoje para fazer sucesso, tem-se que gravar músicas que incentivem a pornografia. Parece que pedofilia é apenas um crime de padres ou homossexuais, porém fingimos não saber que  é alarmante o crescimento de crianças criadas com avós e sem acompanhamento efetivo dos pais, pois a maioria dessas mães menores são abusadas por homens de maior idade, casados ou não. E por apenas querer satisfazer sexualmente das menores, esquecem ao menos de usar preservativos ou orientá-las a fazer. Resultado, usam e abusam das meninas e quando as engravidam, dão aquele "pinote". A gestação dessas meninas que passam a maioria das vezes escondendo as barrigas, causam danos não só a elas, mas aos futuros bebês e quando nascem parecem seguir os mesmos rumos de seus pais, desorientados e protos para agredir ou serem agredidos sexualmente. A estrutura é quase inexistente, pois o carinho e o exemplo a serem recebidos são substituídos por falta de atenção. Culpar a quem se o governo faz a sua parte?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SEGREDOS PARA ALCANÇAR A VACA LAGARTIXA

  Na Vila de Lagartauru's o bang bang começou, muito embora pensávamos que os coronéis estivessem dormindo. A vaca leiteira, rainha e viúva da vila é tão cobiçada que os embates permanecem 24 horas, pois os bezerrinhos, muito choram o leite derramado e outros estão adorando a quentura da vaca Lagartixa. Os pistoleiros estão de plantão e cada palavra ofusca o lado inimigo. Tem gente que anda desmaiando por tomar lexsotan e outros que dão um pouco do leite da vaca Lagartixa a boa parte dos súditos. Temos que andar com quatros olhos, pois vem bala de todos os lados e se continuar dessa maneira a vila poderá ficar deserta ou mesmo superlotar de turistas para assistir o faroeste ganancioso no nosso torrão. Dona vaca não se importa com isso, pois suas tetas que murcharam a algum tempo, estão cheios de sabores afrodisíacos, ela se enche de vida por ser tão desejada e por isso estão se matando. Lagartixa é manhosa, esbelta e cheia de charme, sua calda enobrece sua gente, gente que morre de amor e que sonha uma dia deitar com essa vaca disputada. Não é fácil encontrar com Lagartixa, uma vaca assim só se pega de quatro em quatro anos e a disputa é acirrada e cerrada, pois se algum concorrente a perde, nunca mais será o mesmo. Perde o respeito, a honra, o dinheiro e grandes amigos, além de passar a lua de mel sem essa vaquinha preferida da cidade. Lagartixa usa dos melhores perfumes, dizem até que ela enfeitiça e traz miragens. Por enquanto anda desmamando e quietinha, mas há rumores de cio por vir. E os coronéis da vila se enrabicha antecipadamente para o acasalamento. Dizem que alguns quando chegam perto não conseguem ereção por motivo de ejaculação precoce. Bom mesmo não é fazer barulho, comer pelas beiradas e chegar mansinho para na hora H dar o bote final. Se queres chegar a Lagartixa, não toque música, nem cante de boi, vá bem devagarinho, com paciência e ao chegar por perto, bem perto, abrace-a com carinho.

O ATAQUE DOS CARAMUJOS NO CENTRO SUL

 caracol.gif (34517 bytes) Depois de atacar as regiões de Lagarto, Salgado e Boquim, o caramujo gigante africano toma conta da zona urbana de Simão Dias. A ENDAGRO faz parceria com os municípios nas secretarias de agricultura e saúde. O prejuízo é grande na agricultura, mas graças a um lesmicida adquirido pelas prefeituras tem trazido bons resultados. Mas é preciso erradicar os ovos desse molusco num trabalho manual. O caramujo gigante africano é hermafrodita e cada indivíduo pode produzir até 1500 ovos por ano e a proliferação dar-se com mais frequencia no período chuvoso. Vive em locais úmidos, matas, hortas e pomares, entulhos, terrenos baldios, plantações, quintais e jardins, podendo também ser encontrado em árvores e muros. É resistente ao frio, à seca e ao calor intenso. Além de causar prejuízo econônmico nas lavouras o caramujo gigante é hospedeiro intermediário de parasitas nematóides causador da minigite e outras doenças ao homem. O caramujo adulto chega a medir 15 a 20 centímetros e a pesar 200 a 500 gramas. (Fonte: Sec. de Saúde de Lagarto)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OS POSTULANTES A VICE PARA VALMIR

LUÍZA RIBEIRO

PREFEITINHO


FLAMARION DÉDA


PEDRINHO CORREIA

 SÃO TANTOS OS POSTULANTES A VAGA DE UMA PRÉ CANDIDATURA A VICE DE VALMIR MONTEIRO. A ÚNICA MULHER DA FILA É LUÍZA RIBEIRO, FILHA DE RIBEIRINHO E QUE FICARÁ À FRENTE DA "TREZE FM", POIS A ASSOCIAÇÃO CONTEMPLADA PARA A IMPLANTAÇÃO DA EMISSORA TEM A MESMA COMO PRESIDENTE. MAS NÃO É SÓ POR ISSO, VALMIR TEM UM CARINHO ESPECIAL COM O "VELHO GUERREIRO" E LUÍZA AO SEU LADO PODE TRAZER ADEPTOS TRADICIONAIS DA FRAGMENTADA FACÇÃO BOLE-BOLE. VEM O PREFEITINHO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO JUVENTUDE FM, AGUERRIDO NA SUA FALA E SONHA UM DIA SER PREFEITO DE LAGARTO. SER UM DIA VICE É UM GRANDE PASSO PARA REALIZAR SEU SONHO, MUITO EMBORA A FILA SE ESTENDE E A CONCORRÊNCIA SE ALARGA. FLAMARION DÉDA, TIO DO GOVERNADOR, VEREADOR E LÍDER DO PREFEITO NA CÂMARA, RESPEITADO POR TODOS E UM CARISMA FORA DO COMUM. TEM O AVAL DE DÉDA E DO PT, CASO SEJA O ESCOLHIDO. PARA QUEM IMAGINOU QUE ELE DURARIA POUCO NA ADMINISTRAÇÃO, "CAIU DO CAVALO", PEDRINHO CORRÊA, SILENCIOSO, MAS QUE PODE SER A SURPRESA DESSA CONCORRÊNCIA. A SUA PASTA(SEC. DE OBRAS) É A MAIS CRITICADA, MAS QUE NO RESTANTE DO ANO E NO PRÓXIMO PODE INCLINAR E O COLOCAR NO TOPO DA ESCOLHA. ESSES SÃO OS MAIS PROVÁVEIS VICE, MUITO EMBORA PODE ACONTECER NOVIDADES. FALA-SE AINDA NO PADRE JODECLAN DO TREZE, MANOEL DA LAGARTENSE E O VEREADOR XEXEU. UMA DOR DE CABEÇA PARA VALMIR, JÁ QUE SERÁ DIFÍCIL ESCOLHER UM NOME DIANTE DE TANTOS. 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MAIS UMA DO CABO

Laelson Correia
 O ex- Prefeito de Lagarto, Cabo Zé, em sua emissora de rádio, no programa de Alex Dias à tarde, segunda, 15 de agosto, chegou a afirmar que o proprietário do site www.lasgartense.com  Laelson Corréia, estaria corrompido pelo atual prefeito de Lagarto. Cabo frisou que o portal postou matéria inverídica sobre seu estado de saúde. Passando a vista na matéria citada, não vi nada demais, inclusive postagens dos internautas solidários ao ex-prefeito. O breve texto apenas comentou o boato levemente e buscou informações do vice-prefeito, Júnior Ribeiro a respeito. A cisma de cabo ao empresário teve início quando de um evento para comemorar o aniversário da referida emissora com a presença do trio elétrico eldorado. Nada registrando o sucesso da festa foi postado no site, apenas uma ocorrência policial de um arrombamento de uma loja da Vivo na Praça Filomeno Hora, na madrugada do evento. Em Lagarto não há nenhum site tendencioso, todos dão espaço para que os internautas opinem as matérias, inclusive aquelas de cunho comercial. 

OS CUIDADOS AO SE FALAR NO BOLSA MUNICIPAL

  bag_of_money_md_wht.gif (5050 bytes)  O BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL É UM PROGRAMA COBERTO 100% COM RECURSOS DO MUNICÍPIO, INCLUSIVE FOI VOTADO NA CÂMARA COM 100% DOS VEREADORES E A SUA DEMORA COUBE A LEGALIZAÇÃO. NO MESMO PROGRAMA, ENVOLVE OS PARTICIPANTES EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES E CABE A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL TOTAL ACOMPANHAMENTO DESSAS FAMÍLIAS, ENCAMINHANDO-OS AO MERCADO DE TRABALHO. EM LAGARTO SÃO MAIS DE 16 MIL FAMÍLIAS CADASTRADAS E POUCO MAIS DE 12 MIL FAMÍLIAS, RECEBEM AJUDA DO GOVERNO FEDERAL, FICANDO MAIS DE 4000 MIL FAMÍLIAS NO CADASTRO DE RESERVA. SE ALGUMAS DESSAS FAMÍLIAS CHEGAREM A SER CONTEMPLADAS COM COM A BOLSA FEDERAL, AUTOMATICAMENTE PASSARÁ SUA BOLSA MUNICIPAL PARA OUTRAS FAMÍLIAS E ASSIM SUCESSIVAMENTE. TODOS OS CRITÉRIOS ADOTADOS TIVERAM OS CUIDADOS DA SECRETARIA RESPONSÁVEL, INCLUSIVE COM VISITAS CONSTANTES A ESTAS FAMÍLIAS. UMA COBRANÇA DA OPOSIÇÃO E QUE AGORA CABE O RECONHECIMENTO. PARA A OPOSIÇÃO CRITICAR É PRECISO TER BASTANTE CUIDADO, POIS PODE DEIXAR PARA A POPULAÇÃO A IDÉIA QUE CASO O PREFEITO VENHA A SER DERROTADO NA SUA REELEIÇÃO ESSE PROGRAMA SEJA ANULADO E ESSAS PESSOAS SEJAM PREJUDICADAS. PENSO QUE É MELHOR FICAR CALADO OU TEREM A OMBRIDADE DE PARABENIZAR ESSAS FAMÍLIAS, POIS O TIRO PODE SAIR PELA CULATA CASO NÃO TENHA UM ARGUMENTO BOM. DIZER QUE O PROGRAMA É BOM E SE VIER A SE ELEGER CONTINUARÁ COM O PROGRAMA. MAS NÃO SOU ASSESSOR DE NENHUM POLÍTICO DE SITUAÇÃO E NEM DE OPOSIÇÃO E SE FOSSE SERIA ESSA A MINHA ORIENTAÇÃO.

BOATARIA OU VERDADE

 CADA SEMANA EM LAGARTAURU'S TEM QUE HAVER UM BOATO OU UM FATO QUE DESTAQUE A SUA MEDÍOCRE E ARCAICA POLÍTICA. NO SÁBADO RONDOU NA CIDADE A NOTÍCIA EM QUE CABO ESTARIA NA UTI DE UM HOSPITAL DA CAPITAL, MAS O CABO NA SUA EMISSORA DE RÁDIO DESMENTIU A SUPOSTA NOTÍCIA, O MESMO INFORMOU QUE TERIA SOLICITADO DA SUA ESPOSA APENAS UMA BANDA DE UM COMPRIMIDO CALMANTE, CONHECIDO COMO LEXSOTAN. SEGUNDO O MESMO TERIA NOTÍCIA QUE O PREFEITO É ACOSTUMADO A TOMAR A MESMA MEDICAÇÃO E GOSTARIA DE CONHECER O EFEITO, MORAL DA HISTÓRIA, CABO FEZ APENAS UMA HORA DE SEU PROGRAMA, POIS FICOU TOTALMENTE DOPADO E COM A LÍNGUA ENROLADA. COISA DE LAGARTAURU'S. //// COM REFERÊNCIA A AMEAÇA A UM PROFESSOR DE POSSE DE UM REVÓLVER, O CABO ZÉ INFORMOU QUE NÃO HOUVE NADA DISSO, FALSA NOTÍCIA. MAS NO SEU PROGRAMA DA RÁDIO JUVENTUDE FM 104.9, PREFEITINHO INICIOU SEU PROGRAMA NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 15, RELATANDO O FATO NA ÍNTEGRA, INCLUSIVE CITOU QUE O CABO MANDOU RECADO PELO PROFESSOR QUE O REVÓLVER SERIA PARA ALGUMAS PESSOAS, INCLUSIVE PARA O PREFEITINHO. VERDADE OU NÃO OS INDÍCIOS SÃO FORTES DA OCORRÊNCIA, INCLUSIVE COM TESTEMUNHAS. 

sábado, 13 de agosto de 2011

PREJUÍZOS NO RÁDIO

  Cabo Zé, mais uma vez terá que pagar ao prefeito de Lagarto a quantia de 6 mil reais e mais despesas de advogados. Recentemente o Cabo perdeu ação na justiça para Aloisio Andrade, o prefeitinho e pagará 10 mil reais por danos morais. E agora mais esse prejuízo. O prefeito já informou que o dinheiro será doado para uma entidade filantrópica e finalizou avisando que é apenas o começo diante tantas injúrias ditas em alguma emissoras de rádio em Lagarto. Não faz muito tempo que avisei para os apresentadores de rádio tomarem cuidado com as palavras. Por enquanto as despesas ajuizadas estão irrisórias, mas o anunciante se preocupa também com a ética da rádio. A moda está pegando e vai sobrar para os empresários. Estava comentando essa problemática com um colega e dizia que os apresentadores precisam controlar os ânimos dos ouvintes participantes e ele me disse que não se pode controlar os ouvintes se os próprios apresentadores não se controlam. Uma verdade. Todos os programas "jornalísticos" referindo-se a Lagarto estão sendo gravados e como dizia o ex governador João Alves: "contra fatos não há argumentos". Esta semana ainda ouvir uma pessoa ao ar numa dessas emissoras, chamando alguém de "manhoso", "ladrão", "bandido". Uma falta de vergonha para uma emissora de rádio que tem função de informar, entreter, formar opiniões e promover a cultura. Estão fazendo tudo ao contrário. Mas é bom que a moda pegue. Ao menos se resolve de uma forma legal e que sejam punidos quem realmente merecer. 

OS CRIMINOSOS INOCENTES

 Como julgar criminosos quando os mesmos são inocentes? Não sou ligado a jurisprudência para explicar de que maneira poderia resolver esse impasse. Na região Centro Sul de Sergipe, são alarmantes os números de acidentes nas pistas envolvendo animais e na grande maioria com vítimas fatais. Os proprietários desses animais nunca são descobertos. O caso é tão grave, que o delegado de polícia de Simão Dias, já determinou o sacrifício dos mesmos caso estejam a perambular nas pistas, certo ou não, nesta sexta feira foi encontrado um burro morto a tiro de revólver na rodovia Lourival Batista, ligando Lagarto a Simão Dias. Neste mesmo trajeto é difícil trafegar, pois as lembranças de alguém que faleceu por acidentes com animais na pista é constante. Uma calamidade. Morre pessoas e morre os animais. As autoridades andam atarantadas e não sabem como agir. Os proprietários desses animais, por uma irresponsabilidade deixa-os soltos e quando acontece os acidentes ficam mudos e negam que os animais são seus, os vizinhos por medo não confirmam e o caso sem solução. De autoria do vereador Carlos da Brasília de Lagarto, projeto definirá os destinos desses animais que circulam sem donos no município, inclusive na área urbana. Muito interessante. Os proprietários dos animais apreendidos, pagarão multas de acordo com a "hospedagem" desses animais que ficarão sob custódia do município, depois de 30 dias serão levados a leilão. Os animais irão ao sacrifício se estiverem doentes. Em hipótese alguma o município doará esses animais. Ainda não tive acesso ao projeto, mas já passou da hora para que as autoridades venha a se preocupar mais com essa problemática.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AS NOVAS DO LAGARTO

ney03.gif (3962 bytes)A PREFEITURA DE LAGARTO, JÁ MARCOU PARA SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO, NO GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA FREI CRISTÓVÃO DE SANTO HILÁRIO A ABERTURA OFICIAL DO PROGRAMA "BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL". É UMA PROPOSTA COLOCADA NA CAMPANHA ELEITORAL DO PLEITO MUNICIPAL. O PODER MUNICIPAL NÃO FEZ CADASTRO PRÓPRIO PARA REALIZAR O PROGRAMA, APROVEITOU 500 FAMÍLIAS QUE ESTAVAM NA FILA DE ESPERA NO BOLSA FAMÍLIA FEDERAL. FOI FEITO UM ESTUDO E UMA FILTRAGEM PARA CONTEMPLAR AS FAMÍLIAS COM MAIOR NECESSIDADE. CASO UMA DAS FAMÍLIAS DO BOLSA MUNICIPAL FOR CONVOCADA PARA O FEDERAL, AUTOMATICAMENTE ESSE BENEFÍCIO SERÁ REPASSADO PARA OUTRAS FAMÍLIAS E ASSIM SUCESSIVAMENTE. A COBRANÇA DA OPOSIÇÃO ERA FORTE PARA A CONCLUSÃO DO PROJETO, PORÉM  FOI PRECISO MUITO TEMPO PARA A SUA LEGALIZAÇÃO. OS RECURSOS SÃO DO PRÓPRIO MUNICÍPIO.
  ATÉ O DIA 25 A OACP, EMPRESA RESPONSÁVEL PELO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE LAGARTO, DIVULGARÁ O RESULTADO DAS PROVAS COM A LISTAGEM DOS APROVADOS. SERÁ UMA DIVULGAÇÃO PRELIMINAR, JÁ QUE VAI DEPENDER DOS RECURSOS PARA DIVULGAR OFICIALMENTE OS RESULTADOS. ESTA EMPRESA, APESAR DE BADERNA DE ALGUNS RETARDATÁRIOS, TEVE O RECONHECIMENTO DA SUA LISURA POR PARTE DE TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO CERTAME. A ORGANIZAÇÃO, AS INFORMAÇÕES E A PRECISÃO DO HORÁRIO FORAM IMPECÁVEIS. ATÉ A DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS PRELIMINARES, PREVISTA PARA AS 17 HORAS, FOI ANTECIPADO PARA 8 DA MANHÃ. MUITO BOM E ESTÁ DE PARABÉNS.
    COLOCANDO SEU NOME PARA UMA PRÉ CANDIDATURA A VICE-PREFEITA NA CHAPA DE VALMIR MONTEIRO, LUÍZA RIBEIRO, FILHA DE RIBEIRINHO DO LAGARTO, NÃO NEGARÁ ESFORÇOS PARA NUM FUTURO PEDIR VOTOS PARA O SEU SOBRINHO E CONCORRENTE AO PLEITO PASSADO O DEP. GUSTINHO RIBEIRO. LUÍZA ESTEVE MUITO TEMPO DISTANTE DE SUA CUNHADA, ÁUREA RIBEIRO, MÃE DE GUSTINHO. DIZEM QUE FOI POR UMA DOSE DE VENENO DE SEU TIO O CABO ZÉ. NÃO ACREDITO. AOS POUCOS AS DUAS ESTÃO AVALIANDO O QUANTO É IMPORTANTE ESSE RETORNO DE UNIÃO, NÃO SÓ POLITICAMENTE, FRATERNOS TAMBÉM, JÁ QUE LUÍZA É IRMÃ DO EX-DEPUTADO LUIS AUGUSTO RIBEIRO, O "PUPINHA", ESPOSO DE ÁUREA E AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO. COM ESSA DECLARAÇÃO POLÍTICA DE LUÍZA, TORNA EM DÚVIDA O COMPORTAMENTO DO PT DE LAGARTO, JÁ QUE O GOVERNADOR MARCELO DÉDA, SOLICITOU DO PREFEITO VALMIR QUE SE POSSÍVEL O VICE FOSSE DO SEU PARTIDO, MUITO EMBORA VAI DEPENDER DE CONVERSAS E ACORDOS, POIS AINDA EXISTEM GRANDES NOMES PARA O CARGO E PODE ACONTECER SURPRESAS.
locutor LIBERADA ESTA SEMANA PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES MAIS UMA EMISSORA DE RÁDIO COMUNITÁRIA PARA LAGARTO, TRATA-SE DA "TREZE FM", QUE SERÁ INSTALADA NO POVOADO DO MESMO NOME. A TREZE FM SERÁ A TERCEIRA EMISSORA DE RÁDIO COMUNITÁRIA NO MUNICÍPIO. JÁ TEMOS A JUVENTUDE NO CENTRO DE LAGARTO E A JENIPAPO FM, NO POVOADO JENIPAPO. PENSO QUE NÃO EXISTIA LUGAR MELHOR PARA IMPLANTAR ESSA RÁDIO, JÁ QUE O TREZE É O MAIOR POVOADO DE SERGIPE, UMA COMUNIDADE HOSPITALEIRA E PROGRESSISTA. A ASSOCIAÇÃO RESPONSÁVEL PELA EMISSORA TERÁ ATÉ O FINAL DO ANO PARA COLOCÁ-LA NO AR.
Minha foto                      O POLÊMICO ADEMIR HENRIQUE, COLUNISTA DO SITE
i9lagarto.com ESTEVE INTERNADO NO HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO NA ÚLTIMA SEXTA E SÁBADO, SEGUNDO INFORMAÇÕES O MESMO SE ENCONTRA EM RECUPERAÇÃO NAS IMEDIAÇÕES DO POVOADO BRASÍLIA. O MESMO APRESENTA PROGRAMAS NA RÁDIO WEB joveminterativo.com E NA JENIPAPO FM. TAMBÉM ESCREVE PARA O SEU BLOG lagartinidade.blogspot.com. HÁ MUITA ESPECULAÇÃO SOBRE O ACONTECIMENTO, INCLUSIVE DE SEQUESTRO RELÂMPAGO, LOUCURA. TAMBÉM HÁ BOATOS EM QUE O MESMO SE ENCONTRA EM UM HOSPITAL DA CAPITAL PARA SER ENCAMINHADO A CIRURGIA DO INTESTINO. MAS A VERDADE ESTÁ EXPOSTA ACIMA. ADEMIR TEM APRESENTADO SEUS PROGRAMAS COM MUITA CORAGEM E AGUARDAMOS NO MAIS TARDAR QUE ELE VENHA ASSUMIR SEU LUGAR NA IMPRENSA DE LAGARTO.


 CONTINUA SEM POSIÇÃO PARTIDÁRIA O PRÉ CANDIDATO A PREFEITO DE LAGARTO, LILA FRAGA. PARECE QUE O CONVITE E INSISTÊNCIA DE JÁCKSON BARRETO PARA QUE O MESMO VENHA A INGRESSAR NO PMDB NÃO VAI VINGAR. LILA TEM LIGAÇÕES POLÍTICAS EXTREMAS COM ALBANO FRANCO E JOÃO ALVES FILHO E O PRÓPRIO, QUE SE DIZ DE POSIÇÃO, ACHA QUE ESSA "FARINHADA" NÃO LHE COMBINA. MAS NÃO ESQUEÇAMOS QUE DE QUALQUER FORMA O PMDB JÁ ESTÁ NAS MÃOS DE LILA, POIS O SEU FILHO É O PRESIDENTE MUNICIPAL DO PARTIDO. ISSO NÃO É "FARINHADA" E SIM UM "PIRÃO". SE NEGAR A SER FILIADO NUM PARTIDO ONDE O FILHO É PRESIDENTE!?, MUITO ESTRANHO, MAS QUE PODE SER UMA JOGADA DE MESTRE. JÁCKSON BARRETO É QUE PRECISA SE ORIENTAR, POIS VIVE EM QUASE TODO O ESTADO A QUERER APOIAR CANDIDATOS A PREFEITO AO CONTRÁRIO DO GOVERNADOR MARCELO DÉDA. OU É MARCELO DÉDA QUE PRECISA SE ACORDAR SOBRE O ASSUNTO? OU OS DOIS É QUE ESTÃO COM ESSA MANOBRA? OU QUEM PRECISA SE ACORDAR SÃO AS LIDERANÇAS DOS MUNICÍPIOS? AGUARDAREMOS.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

EM CIMA DO MURO

      O VEREADOR CARMINHO, ainda  "em cima do muro" na questão do DEM de Lagarto. Lembrei-me da música de  Márcia Freire: "não sei se vou ou se fico". Ainda alguns dias em entrevista a Juventude FM, o deputado Mendonça Prado, recebeu reclamação do vereador pela falta de atenção por parte da direção do partido em Lagarto. O DEM do município está nas mãos da deputada Goretti, mas os seus sobrinhos estão no PMDB. Carminho tem recebido constantemente convites a ingressar no PSD, nova sigla partidária liderada pelo deputado Gustinho Ribeiro. Seria uma boa opção para o nobre parlamentar, já que se diz aliado ao grupo do prefeito Valmir. Mas enquanto isso, existe um assessor do vereador que faz oposição forte a administração, inclusive usa todo o seu tempo nos palanques eletrônicos e nos sites da cidade. Não seria salutar um assessor seguir o pensamento político de seu chefe? Ou assessor é para seguir contrário? Não entendo nada. Na época de ARENA 1 e ARENA 2, essa baixaria não existia. Sou totalmente contra a ditadura, mas existem coisas que não dar para entender. Falta mesmo é posição, pois o que vejo na maioria da classe política é a incapacidade de distinguir seu próprio caminho. A política bilateral é das mais traidoras. De uma coisa um bom político sabe: não se confia num sujeito que almoça na sua casa e a noite janta na casa de seu adversário. Claro, um político é um cidadão e suas relações são humanas. Mas suas posições devem ser distintas. Na política e na religião existe algo em comum: "não se acende uma vela para Deus e outra para o Diabo".

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IMENDANDO A PANELINHA

 mix_263.gif (11699 bytes)   Numa eleição atormentada e bagunçada para governador em Lagarto em 2006, cúpula organizada por Jerônimo Reis e toda saramandaiada, cometeram um ato cruel e dos mais anti-democrático na história política de Lagarto. Se fosse comigo, mesmo sendo um político teria vergonha na cara de lembrar até hoje e se o cometesse sentiria vergonha de ser político. Mas relatando a ocorrência, Déda estaria concorrendo a governador do estado, apoiado apenas pelo PT e Cabo Zé de carona. A passeata numa segunda-feira, a última recomendada pela justiça eleitoral. Pois bem, concentração na Avenida Getúlio vargas(próximo ao bar de Nilma) com destino a feira livre da cidade. E lá vai o povo avermelhado a subir com destino a Filomeno Hora, chegando na praça ninguém sabia onde seguir. Foi colocado um trio elétrico, mesmo sem ninguém atrapalhando o candidato e seus adeptos de prossegui. Acharam uma "brecha" e o cortejo seguiu. Chegando nas imediações do mercadinho das bebidas, mais um trio elétrico cortando a rua, impedindo que a passeata fosse ao seu destino, que seria em frente ao mercado da carne. Lá vai os vermelhinhos cortando caminho e adentrando na rua ao lado da Suli-tex e mercadinho de Paulinho. Seguiu pelo fundo do mercado velho, nas proximidades da lanchonete de Dona Léu, com intuito de rodear e chegar ao local desejado e realizar o comício. O povo e seu candidato pensaram que a peleja teria acabado, porém ao chegarem no fundo do mercado da carne dava para ver e ouvir outro trio elétrico, enorme e potente. Não haveria mais jeito de continuar, pois caso acontecesse provocaria uma guerra entre os envolvidos. No palanque de lá: Goretti Reis, Fábio Reis, Zezé Rocha, Jerônimo, Sérgio Reis, Lila Fraga e os demais. Mas o Déda não entregou os pontos, mesmo com um mini-trio fez seu discurso e aos poucos seduziu os presentes com um diálogo franco e o povo mesmo com dificuldade de ouvi-lo por causa do estrondo do outro trio, juntou-se ao candidato. Aos poucos grande parte dos feirantes, até aqueles do lado de lá vieram prestigiar a "conversa de pé de ouvido". Mas a baixaria não tinha fim e lembro que Fábio com um jornal na mão mostrava a toda hora com aceno para Déda, nesse jornal as pesquisas dava vitória para o então candidato João Alves Filho. Dois anos depois de eleito, Déda voltou a Lagarto para apoiar Valmir e no maior comício da história, o governador pegou uma panela e direcionou a frase para os saramandaístas: "vamos quebrar a panelinha" e a panelinha foi mesmo quebrada. Um amigo certa feita me disse: " Valter, a política é uma cachorrada", achei o termo pesado, porém realista. O argumento de não guardar mágoas não cobre a vergonha do homem, pois na política o interesse do poder desrespeita o caráter. Não guardar mágoas não significa se preparar novamente para apanhar no futuro. Pois as figuras são as mesmas e as atitudes não avançaram na qualidade. Os cacos da panelinha estão sendo reajuntados, pois restou migalhas nos pedaços e são nessas migalhas onde a melhor porção do veneno possa estar. Mas o povo poderá ausentar-se na hora de remediar e o golpe desta vez possa ser fatal. Penso que quando o atual secretário de administração da prefeitura de Lagarto que é do PT disse: "Marcelo Déda, errou feio" relacionou a este fato. Apenas Jáckson Barreto, tem certeza que Fábio Reis, pediu voto para Déda. Mas Lagarto sabe quem foram os abnegados que "ralaram" dia e noite em busca de garantir o governo de Déda no estado. Déda ao invés de temperar o filé aos poucos troca o filé pela carne de pescoço. Por enquanto a carne de pescoço está crua, pois a panelinha ainda não está totalmente imendada. Não vai demorar muito, pois Jáckson Barreto tem a incumbência de providenciar o superbond, mas se não der certo, que tal usar o durepox.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FRASES E "FRAZES" EM LAGARTO

candidate_givingspeech_podium_md_wht.gif (9724 bytes)  Fábio Reis, numa entrevista a Prefeitinho, na Juventude FM, citou que: "a impopularidade do prefeito chega a 90%" e ainda acha que pode chegar a 100%, pois existem funcionários que estão calados." Penso que Fábio anda muito eufórico. Eleição não é fácil assim. Se fosse fácil as pesquisas as quais Fábio apresentou na eleição de Valmir, Lila ganharia  com quase 60% de frente. Além do mais ele colocou na berlinda os seus amigos contratados os quais Valmir manteve na administração. Por outro lado, devemos concordar com a frase de Fábio, pois os contatos com esses funcionários são frequentes com o grupo do mesmo, inclusive essas pessoas levam informações da prefeitura nas caladas da noite. Mas Valmir foge de algumas decisões políticas e olha pelo lado humano, porém seu olhar humano desviou-se para alguns amigos os quais teria lhe ajudado na eleição. Quem somos para intervir num projeto político do prefeito? vamos aguardar para ver se essa estratégia vai mesmo funcionar. //// Marcelo Maratá na rádio WEB joveminterativo.com cogitou seu nome a prefeito de Lagarto, mas é funcionário da administração. Estaria ele achando que o prefeito não faz um bom trabalho? seria uma estratégia de péssimo gosto de Valmir? Analiso, analiso e não chego uma conclusão. Ora, se Marcelo quer ser mesmo candidato a prefeito contra o gestor que lhe concedeu um emprego, não seria coerente o próprio Marcelo, entregar o seu cargo e prosseguir na sua pré-candidatura? Ou Valmir vai permitir que ele esteja funcionário da prefeitura, mas em outro palanque o criticando? Na verdade, penso que falta de liderança por parte de Valmir. //// O projeto encaminhado a Câmara, injetando subvenção da prefeitura a ALGA(Ass. Lagartense de gays) que está nas mãos de Artur B. Velô, vem surgindo grande polêmica. O Baiano, Vereador do Treze já afirmou: "Não há jeito para eu votar nesse projeto". Baiano é evangélico, muito embora é uma ajuda para a continuidade do projeto: CINEMA NA ROÇA. Mas entendo que o maior empecilho desse projeto é da ciumeira de outras ONG's do gênero a exemplo da ASTRAL. Vamos refazer esse projeto e dividir esse bolo. //// Frase verdadeira de Carlos Ferreira na tropical FM: "o município de Lagarto é o único em Sergipe que dar assistência aos dependentes químicos." O CAPS AD é uma referência neste sentido, inclusive são inseridos no programa, atendimento clínico, psicológico e medicação. Bom ressaltar que esse programa a exemplo de outros existia apenas no papel e hoje é uma realidade. //// Adriel Alcântara, numa entrevista a Ademir Henrique, citou que "faz oposição a oposição", refente a aposição ao prefeito Valmir que não sabe comportar-se e concluiu ao mesmo tempo afinetando a administração: "precisamos gargarejar". Interpretando a frase, diz que a administração precisa avançar, porém parabenizou a Secretaria de Ação Social pelos serviços prestados. na nossa concepção a Secretaria de Obras é que realmente se mostrar mais, mesmo porque é desta pasta que saem os serviços mais visíveis a população. //// Perguntei a Júnior Ribeiro, através do twitter em qual dos partidos ele estaria a ingressar, respondeu: " em breve, depende das arrumações". Júnior, este final de semana manteve contato com um presidente nacional de um partido, mas guarda em "sete chaves" qual a sigla. A depender do partido essa decisão poderá trazer mais uma polêmica em Lagarto. Quem souber qual o partido, por gentileza nos informe, estou ansioso para ver o "circo pegar fogo".

COMPORTAMENTO NO RÁDIO

  mike.gif (4499 bytes)     Parabenizo a Juventude FM, a Tropical FM, a Jenipapo FM a WEB RÁDIO joveminterativa.com, pelo comportamento diante a condenação do MPF ao ex-alcaide Zezé Rocha, apenas foi passado a informação na íntegra, diante matéria divulgada pela assessoria de comunicação do órgão julgador. Diferente da própria emissora pertencente  a Zezé. Até dias atras por uma indiciação do MPS a Valmir Monteiro por não cobrar indevidamente o IPTU, foi feito um carnaval na Eldorado FM e Rádio Progresso. Mas qualidade de jornalismo não é para qualquer um. O que se precisa fazer é ter responsabilidade na informação e controlar os ânimos de ouvintes os quais na euforia falam o que querem com o aval de apresentadores. Entendemos que jamais essas emissoras irão citar uma benfeitoria da atual administração, pois o jogo de interesse fala mais que a razão em Lagarto, mas ao menos filtrar falas ameaçadoras as pessoas de bem que ainda ouvem esses programas. Troquem o ódio e o interesse de agradar aos patrões pela ética profissional. Mas não acredito que Zezé Rocha não venha se agradar dessas asneiras ditas em sua emissora. Esta semana no residencial Campo da Vila, o repórter entrevistada um rapaz conhecido de Pastor Cláudio, acho que de pastor ele não tem nada, tem mesmo é interesse político. Fiquei indignado quando o repórter apresentou esse pastor como "morador da área" e o tal pastor fez suas reclamações. A emissora não retratou a realidade da problemática que cabe ao governo do estado e o que emperra o restante da obra é uma autorização da ADEMA. Enquanto isso ninguém pode fazer nada. Esperei a rádio falar nesse assunto. Mas informo com todas as letras, o tal pastor não mora na área, ele reside no Bairro Sílvio Romero, próximo a Rua do Vereador Euzébio.  Os discursos e comícios deixem para os palanques ou então não digam que esses programas são de caráter jornalísticos. Porque em se tratando de jornalismos, estão perdendo feio .Vamos adequar aos padrões da ética. Todos têm competência, são bons apresentadores, mas estão sendo levados pelo ódio, vingança, ganância sede de querer está onde alguém está. Mas será que é este o caminho para alcançar o objetivo? Ter que mentir, julgar antecipadamente, bajular patrões.  Penso que a seriedade vale muito mais que isso, mesmo porque nessas emissoras muda-se muito de apresentadores e amanhã as pessoas que são agora criticadas, terão que defendê-los.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UMA DOR DE CABEÇA OPOSICIONISTA

 O Prefeito Valmir, apesar de boatos opositores afirmarem que ele não se reelege, tem na sua bagagem uma história política que ameaça qualquer concorrente. As suas vitórias ao Parlamento Estadual foram isoladas, sem apoio dos grandes caciques da política local. Na sua eleição rumo a prefeitura, havia um caminhão lotado de móveis, simbolizando uma mudança de Valmir para a Água Fria, povoado onde o mesmo nasceu e no término da apuração dos votos esse caminhão ficou encalhado pelo grupo opositor. Mesmo estando apoiado por Marcelo Déda, o então candidato Lila Fraga, contava com um Deputado federal e toda máquina administrativa municipal, sem contar com a ajuda da candidatura de Luíza Ribeiro, sobrinha de Cabo Zé, ela obteve mais de 700 votos. Esses votos poderiam alargar a diferença de Valmir contra o Lila. Já separado do líder político José Raimundo(Cabo Zé), Valmir com seu grupo teria de lançar um nome para concorrer a Deputado Estadual, diferente dos grupos tradicionais, escolheu um político que não é de sua família. Gustinho Ribeiro, primo do vice prefeito, Júnior Ribeiro(no momento não faz parte do grupo de Valmir), ex-Vereador, eleito numa eleição inacreditável. O próprio Valmir, citava nos comícios que: "Só precisava obter em Lagarto a quantia de 8 mil votos", Gustinho obteve um pouco mais. Dos funcionários contratados da gestão municipal, grande maioria são da gestão passada. Segundo o ex-Deputado Jerônimo Reis, diz que Valmir teria errado nesse ponto, deixar as bases de lado e buscar novos adeptos. "Quando prefeito, primeiro preparei as bases e para minha reeleição, procurei me fortalecer, trazendo pessoas do outro lado"". Valmir respondeu: "não preciso de aulas de Jerônimo, cassado por improbidade quando prefeito". As duas emissoras de rádios opositoras ocupam todos os seus programas "jornalísticos" a criticar a administração municipal. Por mais que digam que Valmir não conseguirá sua reeleição, não se pode negar que há uma preocupação muito grande. O prefeito vem trabalhando muito nos povoados, são inúmeras escolas reformadas. O grande eleitorado da zona zural é silencioso, muito diferente da urbana, onde as pessoas sabem quem é quem. A bolsa família municipal, já aprovada pela Câmara irá beneficiar 500 famílias. Projeto em que aquelas famílias cadastradas no Bolsa Família nacional estão na fila de espera, terão esse subsídio pela prefeitura. Quando essas mesmas famílias se contemplarem com o programa nacional, passará para outra. Será o grande trunfo de Valmir, muito embora a oposição já arquiteta argumentos. A situação atualmente usa outro trunfo contra os candidatos oposicionistas: alardam que caso outro ganhe a eleição as festas tradicionais irão acabar, já que as emissoras de rádio argumentaram que o dinheiro gasto com festa serve para outros fins. A juventude não está gostando da história, mesmo porque em Lagarto são cobrados absurdos para adentrar aos eventos particulares e grande parte desses eventos são promovidos por pessoas ligadas ao grupo de Lila Fraga.