quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TAREFAS DO CENTRO DE ZOONOZES DE LAGARTO


Poucos conhecem a grande utilidade de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em seu município, mas ele é uma importante unidade de saúde pública. Tem como papel fundamental prevenir e controlar as zoonoses, aquelas doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. 
Em Lagarto, o centro vinculado à Secretaria de Saúde, está localizado no Bairro Pratas. Desenvolve sistemas de vigilância epidemiológica de cinco zoonoses: raiva, calazar, dengue, doença de chagas e esquistossomose (de ratos). Para isso, são realizadas constantemente vacinação anti-rábica, coletas de material sorológico, visitas domiciliares e palestras educativas.
São desempenhados, ainda, atendimentos clínicos de triagem com animais suspeitos de alguma zoonose com o médico veterinário, onde é colhido o material para análise. “Realizamos também castrações cirúrgicas de gatos e cães com a finalidade de diminuir o número de animais de ruas e conseqüentemente as doenças transmissíveis”, afirmou a gerente do centro, a veterinária Lara Hora.
O controle de populações de animais peçonhentos como aranhas, cobras, escorpiões é realizado com sucesso pelo centro de zoonoses que realiza constantemente visitas residenciais. “Dentro de poucos dias estaremos realizando a captura diária de animais de grande porte com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes automobilísticos. Hoje já existem as capturas pontuais, mas em breve o recolhimento desses animais gerará algum tipo de punição para o seu proprietário”, informou a gerente Lara.
É permitida também ao Centro de Controle de Zoonoses a prática de eutanásia (sacrifício) em animais, realizada com métodos humanitários.

Dia C
Uma grande ação realizada pelo Centro de Zoonoses de Lagarto foi a realização pioneira no Estado de Sergipe do Dia C, onde foram recolhidos e exterminados 220 kg de caramujos gigantes africanos no povoado Colônia Treze. “Estamos vigilantes em todo o município e também em suas fronteiras, através dos nossos agentes de endemias, dessa praga que assola todo o Estado”, concluiu Lara.
Por AssCom – Secretaria de Saúde/PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário