segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SAI DE BAIXO

Foto: Jornal São Domingos
        Até que enfim esses dois amenizaram as ofensas, mas a frase "firme e inquebrantável" é citada no programa "Juventude Notícias" ao meio dia pela juventude FM, comandado por Prefeitinho. O programa faz concorrência com Alex Dias, também ao meio dia na Eldorado. Prefeitinho ao longo do tempo tem conseguido bons índices de audiência e tem feito o que nenhuma rádio em Lagarto fez: levar a entrevista gregos e troianos, inclusive desafetos. Falta agora o Cabo Zé ou mesmo o vice prefeito, Júnior Ribeiro. Um diferencial do programa "Juventude Notícias" são as informações levadas ao público, por exemplo: o que é voto de legenda, prazos eleitorais, quem são os presidentes de partidos, informações eleitorais que até então grande parte da população não tinha acesso. Já o programa da eldorado ao meio dia, não podemos negar da grande audiência, mas se torna enjoativo aquelas "figuras" repetidas ocuparem grande espaço de tempo a  falarem as mesmas coisas. Há ouvintes que ouvem as duas ao mesmo tempo e há ouvintes que migram quando encontram algo melhor para se ouvir. 

ALELUIA

Decreto determina suspensão de repasses para ONGs

Do Universo Político.com

O Poder Público está proibido de efetuar repasses para as Organizações Não Governamentais (ONGs) até que haja uma segunda ordem. Está publicado no Diário Oficial de hoje, dia 31, um decreto que determina a suspensão do repasse de recursos a entidades sem fins lucrativos, como as ONGs.

A determinação foi feita em virtude da análise técnica que está sendo feita sobre todos os contratos firmados até o dia 16 de setembro deste ano, envolvendo as ONGs e as administrações públicas. Segundo a Fundação Getulio Vargas, 55% das ONGs se mantêm com recursos públicos.

A apuração da regularidade desta parceria deve ser concluída em 30 dias, mas de acordo com o decreto, fica proibido estabelecer novos contratos nesse período.

domingo, 30 de outubro de 2011

MAIORIDADE PENAL EM DISCUSSÃO

O que é maioridade penal?
A maioridade penal fixada em 18 anos é definida pelo artigo 228 da Constituição. É a idade em que, diante da lei, um jovem passa a responder inteiramente por seus atos, como cidadão adulto. É a idade-limite para que alguém responda na Justiça de acordo com o Código Penal. Um menor é julgado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
• topo
O que diz a legislação brasileira sobre infrações de quem não atingiu a maioridade penal?
Pela legislação brasileira, um menor infrator não pode ficar mais de três anos internado em instituição de reeducação, como a Febem. É uma das questões mais polêmicas a respeito da maioridade penal. As penalidades previstas são chamadas de “medidas socioeducativas”. Apenas crianças até 12 anos são inimputáveis, ou seja, não podem ser julgadas ou punidas pelo Estado. De 12 a 17 anos, o jovem infrator será levado a julgamento numa Vara da Infância e da Juventude e poderá receber punições como advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade ou internação em estabelecimento educacional. Não poderá ser encaminhado ao sistema penitenciário.
 
• topo
Como é a legislação brasileira em relação a outros países?
A legislação brasileira sobre a maioridade penal entende que o menor deve receber tratamento diferenciado daquele aplicado ao adulto. Estabelece que o menor de 18 anos não possui desenvolvimento mental completo para compreender o caráter ilícito de seus atos. Adota o sistema biológico, em que é considerada somente a idade do jovem, independentemente de sua capacidade psíquica. Em países como Estados Unidos e Inglaterra não existe idade mínima para a aplicação de penas. Nesses países são levadas em conta a índole do criminoso, tenha a idade que tiver, e sua consciência a respeito da gravidade do ato que cometeu. Em Portugal e na Argentina, o jovem atinge a maioridade penal aos 16 anos. Na Alemanha, a idade-limite é 14 anos e na Índia, 7 anos.

sábado, 29 de outubro de 2011

CABO ZÉ E VALMIR ESTARÃO JUNTOS?

    Alguns especialistas políticos acreditam que ainda esses dois marcharão juntos e que cabe tão somente uma intermediação do governador Marcelo Déda. Por enquanto deixa os mesmos se degradarem nas ofensas da Rádio Eldorado por Cabo e nas chuvas processuais de Valmir contra a emissora. Há denúncias até no Ministério das comunicações. O cabo tem a mania de ajudar determinado candidato e depois pedir perdão aos seus eleitores por ter cometido erro, foi assim com João Alves, Albano e agora Valmir. Com João Alves não houve mais entendimento depois que Cabo se aliou a Marcelo Déda, mas houve um reaproximamento com Albano, seu compadre. Para Valmir, tem conhecimento que seu afastamento político com o dono da Eldorado foi um prejuízo politicamente, mas lucros administrativos e Valmir tenta superar essa perda com o apoio de Luíza Ribeiro(candidata em 2008) e algumas lideranças saramandaístas, como Manoel da Lagartense, Washington da Mariquita, Xexeu, Euzébio e outros, para as bandas de Cabo, ele sabe que sozinho não vai a lugar algum. Segundo o prefeito, Cabo, queria uma um absurdo de dinheiro para divulgar as ações da prefeitura o que gerou afastamento dos dois. Mas houve convites do prefeito para que o mesmo assumisse a Secretaria de Saúde, fato que o próprio Cabo Zé, admite. Em 1992 Valmir apoiou Cabo para prefeito, em 1996 Valmir foi o candidato de Cabo Zé, Em 2000 Valmir, já deputado apoiou o Cabo, Em 2004 se dividiram e em 2008 Cabo apoiou Valmir.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Servidores do Sergipe Previdência adiam greve por uma semana


      Na manhã desta quinta, 27, servidores do Sergipe Previdência e a direção do Sintrase estiveram reunidos para discutir sobre a deliberação da greve, marcada para começar na manhã de hoje. Na assembléia, sindicato e categoria decidiram adiar o início da greve para a próxima quinta, 3 de novembro. A medida foi tomada pela disposição do presidente da instituição, Amito Brito, em obter uma negociação.
        Na assembléia, foi discutida a possibilidade de aguardar a proposta do governo.  De acordo com o sindicato, ficou definida uma reunião de negociação com o Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, para a próxima terça, 1. Segundo o coordenador do Sintrase, Waldir Rodrigues, a greve foi adiada, mas uma nova assembléia será realizada na próxima quinta, 3, para avaliar a proposta. “Vamos avaliar e ver o que eles têm e ver se vale à pena acreditar e aceitar. Caso contrário, optaremos pela greve por tempo indeterminado”, declarou. Os servidoresergipeprevidencias reivindicam o pagamento da Gratificação de Estímulos às Atividades Previdenciárias.
    Os serviços do Sergipe Previdência voltaram à normalidade na manhã desta quinta. (fonte: Sintrase)

VAQUEIRAMA SE REÚNE EM OLHOS D'AGUA

MAIS UMA DO JERIMUM

  Bila está de molho e quietinho para não precisar tomar lexotan, por falar nesse calmante, Jerimum em entrevista nesta sexta-feira a Benfeitinho, parecia um "cachorro azedo". Alguns ouvintes, mencionaram irregularidades na sua administração quando mandatário na vila de Lagartauru´s. Jerimum se estressou e falou um monte de "abrobagem", inclusive, divulgou que houve pesquisa em que o alcaide Mimi, supera 80% de rejeição. Jerimum só esqueceu de informar qual foi esse instituto de pesquisa. Será que foi o mesmo que dava uma vantagem de Bila na eleição passada? Jerimum ainda falou que todos os mandatários passados de sua linhagem política tem obras a se mostrar e questionou as obras de outros mandatários da facção contrária, inclusive cobrou as obras de Caboge que tanto eleva Jerimun na sua radio. Ou seja: Caboge elogia jerimum e Jerimum lhe  ''afineta" discretamente. Na boca miúda, Mimi já coordena uma equipe para verificação de uma provável campanha antecipada no evento "Pé na cova", pois campanha contrário e fora do prazo previsto constitui-se crime eleitoral, ou seja: criticar o oposto num aglomerado de pessoas ou mídia. Mas que muita gente está deixando esse ato passar em branco. Apenas há margem quando há cobrança a administração, porém não fazer comparativos e nem deixar a entender que o determinado pré-candidato seria melhor que o atual. Haverá um prazo para isso e nos locais e horários determinados pela própria justiça eleitoral. Para concluir: Jerimum, ameaçou o constituinte municipal Mozébio, afirmando que o mesmo irá se arrepender. Entendemos que isso seja antidemocrático, pois o cidadão tem o direito de ir e vir.  Ainda comentou que falou para o Bila ficar quieto que ele tomará frente. acho que para o Bila não ficar desgastado, mas não tem jeito: "diga com quem andas, que digo quem tu és". Com isso provou que Bila não tem autonomia para se expressar e que as pessoas pretensamente votando em Bila estará mais do que configurado que votará em Jerimum.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

EXCEDENTES DO CONCURSO DA SEED SERÃO CONVOCADOS




Em resposta ao ofício protocolado pelo Sintrase, que cobra provimentos de vagas do concurso da Seed, realizado em 2007, Ministério Público do Estado exige esclarecimentos sobre convocações.

m-publico-se
Fonte: divulgação
 Foi realizada, no último dia 28, na Procuradoria Geral de Justiça, uma audiência pública para resolver assuntos que tratam do concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em 2007. Estiveram presentes o Promotor de Justiça dos Direitos à Educação de Sergipe, Luis Fausto Valois, e representantes de Secretarias Estaduais.
A reunião teve objetivo de esclarecer medidas do governo sobre o preenchimento de vagas para os cargos de oficial administrativo, merendeira, motorista, vigilante e executor de serviços básicos. Segundo o Sintrase, o prazo de validade do concurso público expira em dezembro deste ano e ainda há déficit de servidores nas escolas públicas estaduais, comprometendo o andamento administrativo.
De acordo com o ofício expedido pelo Ministério Público do Estado, do dia 19 do corrente mês, representante da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) afirmou que já recebeu ofício da Seed constando a necessidade de convocação de 42 merendeiros, 52 executores de serviços básicos e 72 vigilantes para preencherem cargos já existentes.
Ainda segundo a Seplag, foram enviados os decretos de nomeação das pessoas que foram nomeadas em 2009 e 2010 e que perderam prazo para entrar em exercício. Disseram ainda que no prazo de 20 dias devem ser convocados candidatos excedentes para preencher o quantitativo de vagas remanescentes. Já para os cargos de oficial administrativo e motorista, está sendo finalizado o real quantitativo de vagas remanescentes e a posterior elaboração dos decretos de nomeação.
As convocações de executores de serviços básicos e merendeiros devem sair, provavelmente, no final desse mês e os demais, se autorizados, deverão ocorrer no próximo mês.  (Fonte: SINTRASE)

PIPOCANDO EM LAGARTAURU'S

hfjg.gif (9717 bytes)   A rede SMS de notícias já informou que os pretensos candidatos a vereadores, inclusive Washington da Mariquita, Sandro do Boieiro e mais nove pessoas, confirmaram suas filiações partidárias. segundo informações, houve um erro no sistema do TRE o qual não conferia os referidos nomes. Quem estava comemorando pode guardar as champagne pra outro evento, pois esse já foi selado. ///////// Como em Lagartauru's sempre há novidades, encontramos nesta quinta-feira com Juquinha do PT, ele não quis revelar, mas prometeu novidades, aguardaremos. Mas não abale mais as estruturas políticas do nosso município, pois nas farmácias há falta do calmante mais famoso na região, LEXOTAN.//////// Companheiro Borges do Grupo Escoteiro (primão), anda pensando seriamente em colocar também seu nome a uma pré-candidatura a vereador. A informação surgiu esta semana e que está preocupando muita gente.//////// No seu programa semanal, Cabo Zé, novamente lamentou a falta de manutenção das antenas e transmissores de quatro repetidoras as quais conseguidas na sua administração e que retransmitiam imagens de grandes canais de TV brasileiras em Lagarto. Segundo Cabo o local misteriosamente foram cedidos para a TV Atalaia e TV Sergipe. Importante frisar que essas transações aconteceram na administração do então prefeito Jerônimo Reis e que nenhuma explicação ao povo foi dada ao povo. //////// Para concluir deixemos aqui uma frase de Luiza Ribeiro, quando entrevistada por Prefeitinho na Juventude FM no dia de ontem: "Política sem fofoca é política sem graça".

DE PERNAS PRO AR

     Eu sempre digo que existe gente e existe também gentalha. Mas essa política tem muita gentalha e que se revelam após eleito. Ouvindo emissoras da nossa querida Itabaiana o apresentador de um certo programa e alguns portais colocaram com ênfase um vereador da região dizendo na tribuna da Câmara que seu colega de vereança não era homem e mandou o mesmo vestir saia (que absurdo). Hilariante foi as declarações de um padreco "louco" na rede Ilha, de mais de perto no programa de Gilmar Carvalho, ele afirmou que "é melhor ser corno que ser prefeito, pois corno é para o resto da vida e prefeito apenas 4 anos" (baixaria). Com certeza esse padreco não corre o risco de ser corno e que Deus e o povo nunca permitam ele prefeito. Mais loucura ainda aconteceu em Lagarto, onde um vereador jovem, porém caduco das idéias, precisa consultar um psiquiatra, disse e disse novamente: "ser vice prefeito e merda é a mesma coisa". (baixaria das baixarias). E se alguém perguntar se ele falou isso, certamente ele dirá: "vice e merda é a mesma coisa". Quem não queria ser uma "merda" de vice?. Por falar em "merda" de vice a fila é grande. Não sei se estou ficando velho para não admitir tanta porcaria de homens públicos. Será que isso é um avanço da humanidade? Penso que existem coisas macabras que essas pessoas devem deixar para suas intimidades em casa ou para suas rodas de amigos, afinal não é isso que as pessoas de bem querem ouvir.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MAMATEIROS: VERDADE OU UTOPIA

    É preciso ter freio na língua para depois não ter que colocar a cabeça no "purrão''. Divulgado na rede SMS de notícia a informação em que o radialista Alex Dias é funcionário fantasma da Assembléia Legislativa, mas que segundo a rede SMS o referido vive a chamar pessoas de "mamateiras". Essa palavra é muito falada em Lagarto, mas enquanto só palavras não significa nada. Se alguém sabe que existe pessoas no serviço público recebendo sem trabalhar é só procurar o Ministério Público e protocolar denúncia. Ao contrário está apenas acusando sem provas, seja de qualquer lado político, essa expressão se torna cega quando dirigida para deturpar a opinião pública. Em algumas emissora de rádio se usa muito isso, mas que se tornou um alvo vazio e mastigado, pois o único indício deste fato e comprovado na cidade já foi julgado judicialmente e que ocorreu a perda do mandato do ex-alcaide Jerônimo Reis, acusado de colocar funcionários fantasma na prefeitura. Isso foi um fato comprovado, tanto é que a testemunha chave, do povoado Colônia Treze foi uma vítima. Esse fato foi acompanhado e denunciado constantemente pela própria emissora Eldorado FM. Portanto falar sem provar é idiotice e que pode acarretar sérios prejuízos pessoais e profissionais no futuro. "Mamateiro" é quem ganha sem trabalhar no serviço público, não havendo provas, não há "mamateiro".

OUVIDORIA EFICIENTE

tinyfuzz.gif (12648 bytes)  Esta semana liguei para o Batalhão da PM de Lagarto a fim de solicitar uma maior frequência de ronda policial no bairro onde resido. Fui logo indagado pelo telefonista: "está havendo venda de drogas na área?" Respondi que não tinha conhecimento, mas reclamei que me sentia incomodado em ter que sentir cheiro da queima de droga diariamente. O mesmo informou que estaria passando as informações para a equipe da área a fim que fizesse uma visita na localidade. Isso foi segunda-feira, dia 24. Hoje, até o momento não tive informação dessa visita. Entrei no portal da SSP/SE, tentei várias vezes fazer a reclamação, mas os e-mails acusava erro de envio. Então, pensei, conectei-me a ouvidoria geral do estado e fiz a reclamação e solicitei o encaminhamento para a SSP/SE. Já recebi telefonema dessa ouvidoria e um sinal positivo para que meu pedido fosse atendido. Agora veja a incompetência do batalhão de Lagarto e da SSP. Para se ter uma ronda policial na localidade onde se mora fazer esse arrodeio todo. A polícia não é só para exterminar as chamadas "boca de fumo", mas também garantir a tranquilidade do cidadão, principalmente aquele que solicita. Entendemos as dificuldades com a falta de efetivo, mas não se explica o fato negativo de pedir ronda na seu bairro (200 metros do batalhão) e passados três dias sem o pedido atendido. Se o problema for gasolina me peçam que posso colaborar.

4 MESES BLOGANDO

     Quero agradecer a todos os internautas que acompanham esse blog, principalmente aqueles que quase diariamente nos acessam. O blog completa hoje quatro meses e neste momento registramos 5.274 visitas, uma média de mais 1.300 acessos mensais. O dia mais visitado aconteceu em 24/10/11 com 436 visitas. Aproveito o ensejo para pedir aos comerciantes, artistas e políticos que tiverem interesse de colaborar conosco com propagandas, estamos a disposição pelo número: 9996-9902 ou valterbah@hotmail.com. Precisamos ao menos pagar a conta da internet, sem ter que retirar dos nossos vencimentos. Espero contar com o apoio de todos aos acessos, pois é gratificante abrir as estatísticas e sentir que em algum lugar estamos sendo vistos. Confira os países e os números de acessos durante nossos quatro meses: 


Visualizações de página por país
Brasil
4.197
Estados Unidos
770
Alemanha
130
Rússia
18
Canadá
15
Holanda
14
Reino Unido
8
Portugal
4
França
3
Moldávia
2

terça-feira, 25 de outubro de 2011

SERVIDORES DE SERGIPE PREVIDÊNCIA ENTRAM EM GREVE NESTA QUINTA, 27


Servidores do Sergipe Previdência entram em greve nesta quinta, 27.



greve1Após assembléia realizada pelos servidores do Sergipe Previdência e direção do Sintrase, na última sexta, 21, foi confirmada a greve por tempo indeterminado. A paralisação inicia a partir das 7h da próxima quinta-feira, 27. A discussão sobre o pagamento da Gratificação de Estímulos às Atividades Previdenciárias (Geaprev) é uma das reivindicações da categoria.
De acordo com servidores e direção do sindicato, em agosto de 2009 houve a protocolação de um processo do Sergipe Previdência para a Secretaria de Administração com a solicitação da Geaprev.  No ano seguinte, servidores pararam por três dias.
Setores como de atendimentos, aposentadorias, pensões e folhas de pagamentos de aposentados e pensionistas devem ser atingidos com a deliberação da greve.

ALMENDA LIMÃO E JÁSPION CARRETEIRO

  ALMENDA LIMÃO, anda tranquilo (segundo ele). Mas o PMDB quer mesmo o mandato do nobre deputado federativo. É aquela história da mulher "desvirginada" que depois se arrepende do caminho feito. As perseguições argumentadas por Almenda Limão, para sair do partido e ingressar em outro sem a perda de mandato não se referiu a nível federativo, mas de nível estadual, pois quem mora nessa província sabe que JASPION CARRETEIRO e ALMENDA LIMÃO eram duas "bruxas" se divergindo na mesma sigla partidária.   No divorcio solicitado por ALMENDA LIMÃO, foi um suspiro aliviado de JASPION, pois se livrou de uma "praga" dentro de casa. ALMENDA tem "pano pra mangas", tanto é que sem medo algum iniciou a minimizar o PMDB. E JÁSPION que prometera o trono a seu fiel escudeiro PABLO REAL, vislumbra no tapetão realizar o prometido. Imaginem uma disputa governamental entre esses dois? Seria mais que uma novela global. Mas enquanto essa novela ainda caminha nos bastidores, podemos então acompanhar essa mini-série: "VOCÊ NÃO VALE NADA, MAS AINDA GOSTO DE VOCÊ".

EMBOLADO ADMINISTRATIVO

   Para você qual a ação que um prefeito possa realizar na sua administração que possa lhe render bons votos? O que mais ouço falar nas minhas andanças atrás do mosquito aedes aegypti é o cidadão ter uma rua calçada. O calçamento de ruas. Mas quem já tem sua rua calçada? Varia muito, bom serviços nos postos médicos, escolas funcionando corretamente, salário em dias, ruas iluminadas, lixo recolhido regularmente. E os eventos? Essa é uma questão onde a juventude mais questiona e foi um tiro no candidato Lila, já que os festejos organizados pela gestão municipal eram de péssima qualidade, deixando as boas festas para os locais particulares. E muita gente argumenta: "mas não é melhor gastar o dinheiro com festa com outras necessidades?". Sim, se os recursos não fossem específicos. É constitucional oferecer lazer a população, mesmo porque não fosse feito as mesmas pessoas que fazem esse questionamento seriam as mesmas a criticarem a falta de eventos. Lagarto é uma cidade complexa de se governar, já que quase metade de sua população é da zona rural. E boa parte de seus povoados realizam seus natais, isso acarreta grande despesa pública. E qual o prefeito que vai se negar aos munícipes dos povoados? Se compararmos Lagarto com Itabaiana, onde a zona urbana é quase 80% dos moradores é da zona urbana o que viabiliza ao gestor uma melhor atenção aos cidadãos. Tanto na saúde, educação e nos eventos, pois não depende tanto da locomoção de pessoal aos setores públicos, economizando no transporte do pessoal. A cidade de Itabaiana tem quase o dobro do valor arrecadado no IPTU, enquanto que Lagarto, grande parte dos moradores são isentos por estarem na zona rural, além do grande índice de inadimplência, são aquelas pessoas que mais cobram do serviço público e vivem alarmando loucamente nos programas de algumas rádios da cidade. Se Lagarto não está bem, graças a administrações caóticas e alguns prefeitos que se preocuparam em destruir as obras que outros fizeram. 

ASPLAG OU SE APAGUE

  Duas amigas funcionárias públicas, foram a ASPLAG, Associação dos funcionários da Prefeitura de Lagarto. chegando lá, solicitaram um conhecido "chequinho" que após usado é descontado automaticamente nos vencimentos dos servidores. O diretor ou presidente parecia estar revoltado, nenhuma novidade para algumas pessoas que acham que a cidade é um patrimônio particular. Ele falou: Não vamos mais fornecer o chequinho, pois todos vocês estão com os dias contados como contratadas e o prefeito tem até o final de dezembro para dispensá-las". Como diria o inquebrantável, firme e inabalável Cabo Zé: "Lagarto é outro país". Esse rapaz precisa saber que esses funcionários passaram o tempo todo sustentando essa associação e o único benefício recebido é esse tal de chequinho. Não é assim que se trata os associados, tem que haver uma explicação com educação (ou será que tenho que dizer o que é isso). Além do mais, se este rapaz sabe ler um edital de concurso vai encontrar que o município tem o prazo de dois anos para convocar o pessoal aprovado. Não se pode pegar um grande número de funcionários e colocá-los pra fora de uma só vez. O impacto financeiro é muito grande, sem contar que bom número desses funcionários já estavam há bastante tempo de outras administrações. A não ser que o prefeito atual faça como os anteriores, onde os funcionários demitidos saiam com uma mão na frente e outra atras. Os tempos são outros, a responsabilidade existe. Vamos com calma, respire fundo e caia na real. Trate as pessoas como você gosta que os trate, pois Lagarto não foi construída na força, mas com muito amor e carinho. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MARCHA NACIONAL DOS SERVIDORES NA EDUCAÇÃO


Por Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
No dia 26 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 43 entidades filiadas em todo o Brasil irão fazer uma mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas no Planalto Central. É a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que nesta edição pede 10 mil pelos 10% do PIB para a Educação. O Brasil investe, hoje, cerca de 5% do PIB no setor.
Para a CNTE, não há dúvidas de que o direito à educação depende de mais recursos financeiros e de sua melhor aplicação. A meta de investimento de 10% do PIB visa tirar o atraso no qual a educação pública brasileira se encontra. Atualmente, é notório o quanto os educadores estão desestimulados devido à baixa remuneração e à estrutura precária das escolas.
Pesquisas denunciam que a juventude não se sente atraída pela carreira de educador. O número de formandos nos cursos preparatórios de docentes para os primeiros anos da educação básica – como Pedagogia e Normal Superior – foi reduzido pela metade em quatro anos, segundo os últimos dados do Censo do Ensino Superior, realizado anualmente pelo MEC. De 2005 a 2009, o número de graduados caiu de 103 mil para 52 mil, comprovando o desinteresse dos jovens pela carreira.
Motivos para parar não faltam
As muitas paralisações organizadas revelam a dificuldade de interlocução com os governantes para o atendimento das atuais demandas da educação. Somente na rede pública estadual, a CNTE contabiliza doze greves em 2011. Atualmente, a rede estadual do Pará está paralisada.
A longa duração dessas greves chama a atenção. Os professores cearenses voltaram às salas de aula somente após 63 dias e com o compromisso do governo do estado de pagar o piso vinculado à carreira.  Em Minas Gerais, os professores permaneceram em greve por 112 dias até conseguirem dar início a um processo de negociação com o governo estadual.
O motivo principal das greves de 2011 é o descumprimento da Lei 11.738/08, que trata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Sancionada há 3 anos pelo presidente Lula, a lei ainda não é cumprida integralmente em nenhum estado e município. “Na maioria dos estados e municípios que dizem cumprir o piso, a norma não é seguida como deveria, pois não estruturaram uma carreira para os profissionais”, afirma o presidente da CNTE, Roberto Leão.
Equívoco sobre o valor do piso
A Lei do Piso estabeleceu o valor de R$950,00 para ser pago como vencimento inicial de carreira do professor com formação de nível médio, a partir de 2008. Este valor sofreria reajustes anuais utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano. Por isso, a CNTE calcula que os professores de nível médio deveriam receber em 2011 um salário inicial de R$1.597,87. O Ministério da Educação, porém, estabeleceu a quantia de R$1.187,97.
Marcha Nacional
Marcha Nacional no dia 26 de outubro visa sensibilizar a sociedade e dar visibilidade para questões que comprometem a qualidade da educação. Neste dia, os participantes se concentrarão às 9 horas em frente ao estádio Mané Garrincha (em reforma para a Copa de 2014) e marcharão a partir das 10 horas até o Congresso Nacional, onde será feito um ato pela defesa de 10% do PIB e não apenas 7% como consta no Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso.
A CNTE pretende entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e ao relator do PNE, Deputado Ângelo Vanhoni, cem mil assinaturas de apoio à destinação de 10% do PIB para a educação pública brasileira.
Também estarão expostos em frente ao Congresso, os trabalhos da mostra cultural promovida pela Confederação. Nesta mostra, lançada no dia 16 de setembro, alunos de escolas públicas inscreveram desenhos, poemas, cordéis, qualquer manifestação artística sobre o tema “Por que 10% do PIB para a Educação Pública?”.
A CNTE convida todos a participar do movimento por mais financiamento para o setor. A educação tem papel importante na formação dos trabalhadores, na distribuição da renda e no desenvolvimento sustentável a longo prazo. “10% do PIB não é muito e todos sabem disso, principalmente em se tratando de educação, que é essencial para a construção de um país justo e preparado para o futuro” afirma Leão.

domingo, 23 de outubro de 2011

UMA NOVA VISÃO POLÍTICA

  eyes23.gif (1346 bytes)Apesar do domínio "faccionista" ainda persistir na cidade ternura, ninguém se engane, as paixões pelos grupos tradicionais estão desmoronando. E ficará para traz quem ainda insistir nisso. A grande maioria do nosso eleitorado jovem não está seguindo a tradição dos pais e surge uma nova visão política. Isso é bom? É ótimo, excelente para a democracia. Viver atrelado aos pensamentos coronelista deve apenas ficar nos arquivos da memória. Surgiram muita liderança jovem nos últimos anos e a política tem uma nova cara, não de facção, mas de nomes. Apostar na juventude trouxe lucros satisfatórios e pessoas sem muita expressão política tiveram êxitos. O prefeito Valmir apostou em Gustinho Ribeiro, quando muita gente perdeu aposta. Jerônimo, mesmo desacreditado empurrou seu filho, Fábio Reis, mesmo sem nenhuma experiência obteve grande votação na região. Penso que teria sido eleito se estivesse numa coligação com o DEM. Mas são jovens e com comportamento diferente. Ambos com discurso aberto e uma nova mentalidade política. Antes em Lagarto a frase "água e óleo não se misturam" tinha força, esse tabu foi quebrado. Visivelmente as ofensas outrora ditas transformaram em elogios e as grandes lideranças quando questionadas sobre alianças com determinados políticos contrário, informam que "tudo é possível". Não é impossível para essa nova maneira de pensar politicamente. Nenhuma liderança espere ser eleito ou bem votado por estar numa facção e apoiado por muitos. Lagarto com essa visão de crescimento, parece que pisaram na história e olha para frente, uma frente que a cada dia embaralha as possibilidades e com isso o inesperado pode acontecer. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DUAS VELAS ACESAS

 candle4d.gif (4731 bytes) candle4d.gif (4731 bytes) O ex-deputado Jerônimo Reis, esteve esta semana lamentando a sua perda do cargo e culpou o DEM, juntamente com o líder maior do partido, ex-governador João Alves. Segundo ele, não houve interesse do grupo de João para que o mesmo permanecesse no cargo. Afirmou ainda que está filiado no DEM, mas prefere ficar onde se diz traído. Duvidamos ser por apego partidário. Não temos nenhum atrelamento político com João Alves, nem nenhuma obrigação de defendê-lo, porém é um absurdo pensar que o DEM pudesse salvar Jerônimo das três instâncias em que o Ex-deputado foi incapaz de defesa. Não foi João Alves quem coordenou atos ilícitos na administração municipal de Jerônimo. No entanto, todos nós sabemos dessa mania da família Reis, achar que na política não há necessidade de posição. Sua irmã, deputada Goretti, uma fiel escudeira do DEM, seus dois filhos aliados de Jáckson e ele, Jerônimo, filiado ao DEM, mas que detona João Alves e o programa "jornalístico" na rádio progresso, patrocinado pela deputada Goretti, vive o tempo todo criticando a administração de Déda e seus aliados. Se fosse na família Ribeiro até que poderíamos entender, pois sabemos que boa parte de seus membros andam divergindo, mas na Reis há uma união, no entanto parece missa encomendada, missa essa que no percorrer da história declinou sua potência política. Sem contar com "balaio de gatos" que cresce no grupo "saramandaia". Lila (PSDB de José Carlos Machado), Goretti e Jerônimo (DEM de João Alves), Sérgio, Fábio e Zezé (PMDB de Jáckson). Querem tudo e podem ficar sem nada. Qual das grandes lideranças do estado pode confia nesse "mingau"? Quem vai se interessar num grupo político duvidoso? Quem arregaçará as "mangas" sem a certeza que em outro momento futuro pode receber um sinal negativo?. Em Sergipe ou qualquer parte desse país não se acende uma vela pra Deus e outra pra o Diabo, quando o assunto é política. Ou se é contra ou a favor, a não ser que o "camarada" não tenha opinião formada ou quem sabe até tenha a pretensão de passar a rasteira em alguém. E quem seria esse alguém para o grupo "saramandaia"? Jáckson? João Alves? Déda?

TUDO MUDOU

  Os exemplos são para serem seguidos. Muito dos políticos retroagem por não seguirem o lado bom de seus pais e muito dos pais retroagem por não seguirem os bons exemplos de seus filhos. O meu pai foi um pedreiro, mas nem por isso aprendi sua profissão e me orgulho dele. Segui outros rumos e ele, sinto que se orgulha de mim. Se algum dia, ele fracassasse, eu daria bons conselhos. Os pais também erram, pois nas suas experiência às vezes os cegam. Nessa política dinâmica o revanchismo de outrora ainda persiste, têm que se banido com os novos sangues que vislumbram um horizonte de conquistas. A juventude política tem o dever de transformação, apesar de difícil quebrar uma tradição de décadas. Sentar com a oposição ou situação, debater civilizadamente os problemas e deixarem as disputas para os palanques. Como iremos crescer se a política arcaica dos pais forem seguidas pelos filhos? Se por acaso as ações praticadas outrora tiverem um vertígio louvável, claro, devem servir de exemplo.  Porém as mazelas, as promessas indevidas, as perseguições, o mau caratismo, a mentira, a criação de boatos, as ofensas, as intrigas e o uso da mídia para fins ilícitos terão que ir abaixo. A política de hoje abre alas para uma nova visão, onde "gregos e troianos" se misturam em prol de uma sociedade carente de verdadeiros líderes, pois muito dos que existem são espelhos maquiavélicos. Em Lagarto, passos para essa conquistas refletem como uma pequena lanterna, muito embora consideramos como progresso. Podemos discretamente sentir que algumas lideranças reconhecem o trabalho de seus adversários e aos poucos isso vai tomando dimensões. Atos referentes ao invés de minimizar o gosto popular dessas lideranças, enaltece e enobrece o político, pois além de bloquear a ira de seus compassas contra as lideranças contrária ao mesmo tempo ganha admiração dos aliados do outro lado. Dar-se então uma nova fórmula de se fazer política, atraindo campanhas sem aquele estresse aos cidadãos, evitando a violência e as baixarias. Criticar e não apresentar idéias superiores será em vão a caminhada. Vamos ver se viramos o jogo e procurar um trajeto nesse sentido, senão ficaremos para trás. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LEXSOTAN EM LAGARTAURU'S

   Tudo andou calminho em LAGARTAURU'S neste final de semana, MMI andou à cavalo na Colônia Treze, enquanto JERIMUM e seus dois filhos SÉRBIO e PABLO, levaram um "chega pra lá" de BILA BRAGA. Esses três andaram semana passada, cogitando o nome de GUEGUÉ DO ARROCHA para ser pré candidato a mandatário, mas BILA BRAGA acordou. SÉRBIO, nesta segunda já declarou na imprensa de SERGIPE DEU AO REI que o pré candidato é mesmo o BILA e GUEGUÉ DO ARROCHA vai indicar o nome a vice, claro que esse nome todos já sabem que será da família imperial e do Pemedebê, senão JÁSPION CARRETEIRO nem irá aparecer em LAGARTARU'S para fazer política contra seu aliado MARTELO GUEBA, enaltecendo assim o partido do J. CARLOS MACHADINHA e consequentemente o Pêfêlê de NEGO JON. São muita as traições. BILA BRAGA está muito feliz, mostrou-se determinado em não ir mesmo para o partido de JÁSPION, caso ele tivesse cedido aos interesses da família imperial, correria o risco de ter em seu palanque apenas o JÁSPION, mas seu ingresso no partido de MACHADINHA, politicamente colocou os "experientes" correligionários de facção no bolso. BILA é quem dita as regras, tanto é que JERIMUM entendeu, pois para celebrar a esperteza política de BILA BRAGA, recriou o programa ao "Conversa ao Pé da Letra" no parque das "vacaradas".

domingo, 16 de outubro de 2011

BOLSA FAMÍLIA DE LAGARTO É PIONEIRO

bag_of_money_md_wht.gif (5050 bytes) O Bolsa família Municipal, criado na administração municipal de Lagarto já vem sendo copiado por alguns prefeitos de Sergipe. O primeiro foi Riachão do Dantas, General Maynard e agora, aprovado o projeto pela Câmara Municipal de Itabaiana. O diferencial é a organização e o cuidado do prefeito Valmir à fim de que fosse  feito tudo legalizado. Em General Maynard, paga-se 40 reais é um município com renda menor que Lagarto, porém relativo, Lagarto as despesas também são maiores. Já em Itabaiana o programa aprovado é muito vago, não estipula o valor e ainda vai ser analisado. Veja: depois de aprovado é que vai ser estudado de onde vai retirar os recursos e quanto irá pagar. Segundo o prefeito Luciano Bispo o valor pode variar de 50 a 100 reais e 300 famílias serão prestigiadas. Em Lagarto, paga-se 100 reais a cada família, mas não se limita em apenas pagar essa bolsa, todos são acompanhados pela Secretaria de Ação Social do Município, enviando e incentivando aos indivíduos a fazerem cursos profissionalizantes. É uma forma de distribuição de renda e contribuição social. Segundo o prefeito Valmir, estuda em tão breve beneficiar mais 500 famílias, dobrando o número já contempladas. (fonte: Universo Político)

sábado, 15 de outubro de 2011

OPOSIÇÃO INTELIGENTE

  Segundo palavras do vereador Euzébio: "a oposição nunca nunca vê qualidades na administração, apenas enxerga os defeitos". Seria a oposição caolho, quer dizer, com um olho só. Jogar a verdade embaixo do tapete é um modo inteligente de fazer política? Reconhecer algo bom trazido a população seria uma burrice? Ou a oposição está completamente cega e acha que está vendo tudo? Ou se faz de cega achando que tirará vantagem por só apontar as falhas da situação. Perguntar não ofende e responder também não. Seria inteligente um candidato qualquer da oposição, chegar numa comunidade e lá estiver algum benefício da situação e este qualquer candidato dizer que nada foi feito? Qual seria a reação desta mesma comunidade na hora de votar. quem seria o mentiroso na história? O comportamento de uma oposição deve ser bastante estudado antes do discurso. Claro, essa mesma oposição não é obrigado a reconhecer o feitio, mas não poderá de maneira alguma esconder o que é visível, chamará os presentes de "trouxas", ninguém é bobo. Mas como poderá se comportar essa situação neste caso? Estudar a localidade, ver a necessidade maior da área e colocar as propostas, caso seja eleito(a). Prometer nem pensar, substituir promessa por proposta. Baixaria gera baixaria, coloca os adeptos em guerra com o outro lado, isso desgasta o candidato. O eleitor não gosta de candidato estressado, torna-se inseguro. E quanto mais estresse numa campanha, reflete nos candidatos, terminam dizendo o que não deve e caba bobagem pode ser usado pelo lado contrário. Segurança, carisma, simplicidade, sabedoria na hora das soluções mais complexas de uma campanha eleitoral. 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"QUANDO TUDO ESTÁ PERDIDO SEMPRE EXISTE UMA LUZ"

   Ouvindo determinado programa de rádio a nível de pesquisa e tentar me atualizar em notícias, uma barulheira tremenda com um tal de Vavá da Brasília, segundo ele teria pedido algo ao prefeito que o respondeu dizendo: "o que mais você quer? sua mulher não está empregada!" Vavá o ordenou: "então tire!". Tremenda baixaria. Esse povo pegou a mania de chorar no rádio ao contrário quando quer alguma coisa. O bom de tudo é que a maioria consegue usando o espaço de algum tolo que acha que esse pessoal está ajudando. Depois o Sr. José Mercê, ligado ao mesmo grupo político dos condutores da rádio, tomou a iniciativa acertada de reclamar no ar sobre a postura do programa, mas o locutor quis se explicar dizendo que tratava apenas das questões administrativas e Mercê terminou pedindo que não deixasse esse pessoal se estender com as picuinhas. Em todos os casos não podemos generalizar, por todos os lados existem pessoas de boa fé. No meio do programa o ex-Deputado Federal, Sérgio Reis, congratulou-se com o Prefeito Valmir no tocante ao pagamento dos funcionários do Hospital N. Sra. da Piedade. Nem por isso o mesmo foi diminuído, ao contrário, deu-se a impressão de um político amadurecido nas idéias e que não foge da verdade. Essa forma de fazer política é sempre bem vinda e acalma os ânimos do revanchismo. A população quer informação concreta e os desafios por vir ficam fácies de resolver, através do diálogo. O que está em jogo não é uma disputa eleitoral, mas a manutenção de uma casa de saúde que tem um quadro pessoal competente e que precisa do apoio de todos. A eleição deixe para os palanques na hora certa. Reclamam-se muito, mas ninguém dar sugestões e terminam jogando a culpa em alguém, isso escancara a vontade que a situação venha piorar. Mas ouve um entendimento maduro entre a direção da casa, o prefeito e a entidade de classe. Todos estão de parabéns. 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MARIQUITA REAGE

   Por telefone o suplente de vereador Washington da Mariquita nos informou que estará às 7 da manhã desta segunda, dia 13, na rádio Tropical Fm, no programa Espaço Livre de Carlos Ferreira, explicando o "boato maldoso e desesperado" em que foi postado por um colunista no site: www.i9lagarto.com em que supostamente 80% de sua família não a teria acompanhado nas suas decisões políticas em apoiar a administração atual. Segundo Washington, apenas um irmão ainda persiste acompanhar o grupo do pré-candidato Lila, mesmo porque ele( Washington) é um político que entende que o voto é livre e democrático e não coloca cabresto em ninguém para votar em seus candidatos, faz o seu trabalho e mostra a diferença  de outras administrações: " na Mariquita antes tínhamos por esmola uma ambulância aos pedaços, as escolas ameaçavam de cair e o posto médico sem nenhuma condições para atender as necessidades da população. Se andam dizendo que Valmir não faz nada, estão se matando politicamente, pois aqui o prefeito fez muito, inclusive não se preocupou se outrora teria perdido nas urnas da região. Trouxe benefício sem ao menos prometer na campanha, isso tem ganhado a adesão dos moradores. Dizer que o prefeito não faz nada é chamar o povo daqui de cego. Conte outra que essa vai piorar a situação da oposição e mudem de assessoria, pois mostra-se incapaz de argumentos. Venha visitar a Mariquita e tirem as conclusões, somos o primeiro povoado de Lagarto onde os moradores fazem sua marcação de fichas médicas, exames. Posto médico totalmente reformado, escolas dignas e reformadas, duas ambulâncias novas e muito mais. Disseram que sou ex-liderança. Mas porque a preocupação com uma ex-liderança? Acho que acordamos, pois se demorássemos mais com um grupo que atrasou nossa região, iríamos a falência."                                         

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O PULO DOS LOBOS E COMÉRCIO DE VOTOS

 balto.gif (19977 bytes)  Seria intrigante ou infantil dizer que alguma liderança mudou de facção por desespero, sendo assim seria uma burrice uma facção rejeitar e perder lideranças por quaisquer motivo. Crescer politicamente com os "desesperados", além de ser um ato inteligente, também retrata a forma de acalentá-los na hora precisa. Na política não se pode discriminar, rejeitar, diminuir, nem sonhar. O sonho nem no cochilo. De fato não se pode "levar as mãos" de ninguém, mas é nos anéis onde se encaixam os dedos. Importante ressaltar que essas mãos sem anéis irão passar muito tempo a deriva, pois algo lhes faltam. Ser um líder é ouvir e ser ouvido sem ter que seus aliados por meio obscuros os tentem empurrar no abismo e por misericórdia de um apoio futuro ter que viver em amordaça. Ter que "cortar na própria carne" como dizia Lula se faz necessário quando algo ameaça o interesse público, nem por isso o mesmo foi penalizado. Nem tudo é perfeito e nem todos os motivos de ter que  "cortar na própria carne" é chegado aos nossos ouvidos. E quando se chega os atravessadores tentam "desmentir" uma realidade. Tudo tem a hora certa, pois a "carne cortada" deve-se apodrecer com o próprio tempo. Essa infidelidade de "figuras" os quais determinamos de lideranças, há por toda parte e acentuou-se na morte premeditada das ARENAS 1 e 2. Com a democratização do país na queda do militarismo essa dança de partidos tornou-se uma avacalhação, dificilmente se encontra políticos fiéis por muito tempo na sua sigla. Fazer o que? Saem melhor quem "arrumam-se" nas coligações, isso é que interessa para eles, são os "macetes" eleitorais que depende muito de uma boa matemática. Não podemos pensar que isso seja normal, no entanto podemos dizer que é natural para quem planeja sua eleição. Nada a se estranhar, nem lamentar. Como ter apego as facções ou aos líderes, se eles não se preocupam com isso? São os primeiros a viverem de "galho em galho" em busca de seus próprios interesses? A política é na verdade um comércio onde o produto é o voto. Quem souber melhor negociar terá êxito, senão desista de ser político.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OS IMPERIAIS DE LAGARTAURU'S

 kingclr.gif (10614 bytes) Em Lagartauru's não se fala em outra coisa a não ser a "fritura political" do BILA, homem sério, mas terá que se apimentar para não ser passado para traz novamente pelos filhos do papai JERIMUM. FAZ tempo que BILA teve vontade de ser "desputado" da província. Mas JERIMUM nunca deixou e prometera a BILA ser vice-mandatário ao lado de GUEGUÉ DO ARROCHA, ele aceitou. Na eleição passada para mandatário da Vila lagartauruenses, por pressão de amigos o BILA conseguiu ser o candidato, porém JERIMUN andava com um monte de pesquisa embaixo do braço e dizia ao povo "sarabundaísta" que BILA ganharia com 60% dos votos em cima de MIMI. Os "sarabundaístas" relaxaram por acreditar em JERIMUN e o resultado todos sabemos o qual foi. BILA ainda assim apoiou MORETE a irmã de JERIMUN para desputada e foi eleita. Dia desses, JERIMUN deu o ar da graça, mas parece que não foi bem recebido, sumiu novamente, mas os seus filhos: PABLO E SÉRBIO Imperial, infernizam o pobre do BILA. Ele diz ter "pavio curto", mas para os imperiais, pavio curto se queima ligeiro. GUEGUÉ DO ARROCHA já alardou aos quatro cantos da vila que não quer mesmo ser mandatário, ele sabe que foi amargo administrar ao lado dos imperiais, eles querem tudo, a educação, a saúde e não deixam nenhuma "rapa" pra ninguém. GUEGUÉ foi para o "Pemedêbê" de JÁSPION CARRETEIRO, mas com esperança de lhe deixarem em paz, no entanto vai piorar a situação. BILA anda calado diante tudo, acredita ser uma estratégia de grupo para apagar a dor da perda do MOZÉBIO, esquece ele que seus aliados estão como ovelhas desgarradas. Essa mistura de aliados a MARTELO GUEBA, JASPION CARRETO e NEGO JON num grupo, reflete desconfiança de todos os lados, resta agora o BILA acordar e dizer: agora é minha vez e as regras sou eu quem devo ditar.